Citas

Definição

Patrick Scott Smith, M. A.
por , traduzido por Rafael de Quadros
publicado em 18 Março 2021
X
translations icon
Disponível noutras línguas: Inglês, africâner, Chinês, holandês, francês, alemão, grego, italiano, espanhol
Scythians (by Simeon Netchev, CC BY-NC-SA)
Citas
Simeon Netchev (CC BY-NC-SA)

Os citas eram um povo nômade cuja cultura floresceu entre os séculos 7 e 3 a.C. em um território que variava da Trácia, no oeste, através da estepe da Ásia Central, até as montanhas Altai da Mongólia, no leste. Isso cobre uma área de cerca de 2500 milhas (4000 km) de comprimento. A geografia da estepe de planícies abertas, estepe deserta e extensões de estepe florestal sobre as quais se distribuíam conduzia a um modo de vida pastoril, em vez de estabelecido, envolvendo a produção agrícola. Como resultado, eles tinham poucos centros urbanos e tinham um estilo de vida nômade; cavalgando, cuidando de rebanhos e vivendo em carroças cobertas.

Origens


OS CÍTIOS TINHAM UMA IDENTIDADE CULTURAL COMUM EXPRESSA EM SEU NOMADISMO DE GUERREIRO, EM SUA FORMA DE GOVERNO E ARTE E VESTIDO ÚNICOS.

Embora haja muito debate sobre as origens citas, "afirma Heródoto, e a maioria dos estudiosos modernos concorda, eles se mudaram [para o oeste] da Ásia para a Europa pelo grande corredor de estepe". (A. Yu Alexeyev, Scythians, 23) No entanto, no primeiro século a.C., o historiador grego Diodorus Siculus, afirma que os citas inicialmente se moveram para o norte do rio Araxes, na Armênia. Outra visão moderna é que eles se moveram para o sul "em várias ondas das estepes do Volga-Ural para o norte do Mar Negro" (A.I. Melyukova, Scythians and Sarmatians, 99). Escrevendo no século 5 a.C., Heródoto também mostra os sármatas, separando-se dos citas do mar Negro, movendo-se para o leste. Em seguida, as recentes descobertas arqueológicas em Tuva, nas montanhas Altai, que datam da colonização cita no final do século 9 a.C., sugerem origens primitivas no leste. No entanto, como os cronistas chineses do século I d.C. falam de seus cabelos ruivos e olhos azuis, seus traços caucasianos e língua indo-européia sustentam origens da Idade do Bronze no oeste, provavelmente dos celtas.

Remover publicidades
Advertisement

Considerando a fluidez de movimento que a estepe da Ásia Central permite, não é surpreendente que tantas migrações declaradas de diferentes locais tornem difícil localizar o início. Em última análise, é totalmente possível que, após uma expansão inicial de longo alcance a partir do oeste, tenha havido de fato migrações subsequentes de muitos pontos de origem. Embora sua origem seja debatida, um consenso geral identifica as culturas citas como sendo principalmente compostas por quatro grupos principais:

  • Pontic Scythians, em torno do Mar Negro
  • Sármatas, do norte do Mar Cáspio e áreas dos rios Don e Volga, na atual Rússia
  • Massagetas na estepe do deserto da Ásia Central
  • Sakā no leste da Ásia Central

Todos os quatro tinham uma identidade cultural comum expressa em seu nomadismo guerreiro, sua forma de governo e arte e vestimentas únicas.

Remover publicidades
Advertisement

Guerra Cita

O equipamento militar cita inclui uma grande variedade de armas. Além de atirar flechas a cavalo, eles também usavam machados de batalha, maças, lanças, espadas, escudos e, para proteção pessoal, armaduras de escamas e capacetes. Por causa de sua capacidade coletiva de permanecer em movimento e com cavalaria ágil, Heródoto diz que os citas eram "invencíveis e impossíveis de se aproximar" (Histories, 4,46). Com tais armas e habilidade tática, não é surpresa que diferentes nações frequentemente solicitem serviços militares citas.

Em 490 a.C., arqueiros montados em Sakā ajudaram os persas contra os gregos na Batalha de Maratona e novamente na Batalha de Platéia em 479 a.C. Os guerreiros citas estavam da mesma forma entre a lista de chamada que se juntou a Dario III (r. 336-330 a.C.) contra Alexandre o Grande (356-323 a.C.) na Batalha de Gaugamela em 331 a.C. Ápio, o historiador romano, mostra "príncipes citas" do Mar Negro, instrumental na derrota de Mitrídates VI (r. 120-63 a.C.) por Pompeu (106-48 a.C.) (r. 120-63 a.C.) em 63 a.C. (Mithridatic Wars, 17.119) Além disso, como primos e vizinhos dos partos, os citas vieram em auxílio da Pártia, quando, após problemas dinásticos, o rei parta Sinatruces I (r. C. 75-69 a.C.) foi instalado no trono com a ajuda dos citas. De acordo com Cássio Dio, os citas também desempenharam um papel fundamental em ajudar Artabano II (r. 12-38 / 41 d.C.), ele mesmo meio cita, a garantir a Armênia para a Pártia. (57.26) Tácito apóia esta afirmação mostrando Artabano "coletando auxiliares na Cítia" antes de entrar na batalha. (Annals, 6.44.1)

Remover publicidades
Advertisement

Scythian Warriors
Guerreiros Citas
1900 edition of Encyclopedie Larousse Illustree (Public Domain)

No entanto, os citas não eram apenas fazedores de reis ou aliados poderosos. A vitória mais espetacular da Cítia foi talvez contra o Império Persa Aquemênida. Com uma estratégia de atrito - conduzindo o inimigo profundamente em território amigo, estendendo as linhas de suprimento e, em seguida, com táticas de ataque e corrida e emboscada finalizando seu oponente com flechas atiradas a cavalo - os citas frustraram o de Dario, o Grande (r. 522- 486 a.C.) incursão no território cita. Isso deu a eles a reputação de serem invencíveis. Somando-se a esse sucesso, Ateas (429-339 a.C.), rei dos citas pônticos, expandiu o interesse cita na Trácia, estabelecendo o alcance mais ocidental da Cítia desde o Don até o Danúbio.

Após a derrota e morte de Ateas nas mãos de Filipe II da Macedônia (r. 359-336 a.C.) em 339 a.C., sendo pegos em uma armadilha no rio Jaxartes por Alexandre, o Grande, os citas nunca mais recuperariam sua reputação de invencível. Mais golpes vieram quando os citas tentaram assumir o monopólio comercial dos gregos no Mar Negro, atacando suas colônias. Vindo em socorro dos gregos no final do século 2 a.C., Mitrídates VI causou aos citas uma derrota devastadora, assim como os romanos em 63 d.C., quando os citas novamente atacaram os quersoneses. Finalmente, durante o século 4 d.C., os citas desapareceriam completamente do registro histórico quando foram devastados pelos hunos e assimilados pelos godos.

Governo da Cita

Enquanto Heródoto se refere aos 'reis' citas, e alguns pelo nome, como acontece com a maioria dos povos tribais, o governo cita era mais uma confederação de tribos e chefes. A estrutura tribal confederada da Cítia é revelada no relato de Heródoto sobre a invasão da Cítia pela Pérsia quando Dario insultou o alto rei da Cítia, Idanthyrsus, para se levantar e lutar "ou chegar a um acordo com seu mestre." Idanthyrsus respondeu, dizendo que aquele não era o modo de guerra da Cítia; eles lutariam em seus próprios termos. Mas quando outros "reis citas" ouviram a ameaça de Dario, ficaram apopléticos. Esses reis imediatamente implementaram táticas de bater e correr. Eles então pediram a destruição da ponte que os persas usariam para escapar. Embora os citas não tenham sido bem-sucedidos em destruir a ponte, o apelo do rei para a ação causou a retirada de Dario. (Histories, 4.126-142) Em última análise, o relato de Heródoto revela que, embora um alto rei ou chefe representasse a nação cita nas mensagens entre notáveis, outros subchefes também expressaram sua opinião e tiveram uma palavra significativa na implementação da ação.

Remover publicidades
Advertisement

Kul-Oba Beaker
Taça Kul-Oba
Joanbanjo (CC BY-SA)

Tão importante quanto sua estrutura tribal, a organização comunal dos militares citas teria sido uma parte não celebrada de seu sucesso. Um copo de ouro fabricado no século 4 a.C. a partir do Kul'-Oba kurgan (monte mortuário) na Crimeia mostra soldados acampados. Enquanto dois, com lanças e arcos em punho, parecem contemplar seu destino na próxima ação, um demonstra como amarrar um arco; um remove o dente de seu camarada, enquanto outro faz curativos na perna machucada de um companheiro. Outro artefato em relevo dourado do mesmo kurgan demonstra um ritual comum onde dois guerreiros bebem juntos de um chifre. Essas representações revelam modos de vida destinados a incutir um propósito comum e camaradagem entre os soldados, onde os indivíduos que lutam por amigos contra o inimigo criam uma frente unida e mais resiliente. No entanto, embora a lealdade cita entre os soldados fosse de fato robusta, a lealdade do grupo era para com sua tribo e chefe.

Nomadismo e arquitetura Cita

Embora os citas não sejam conhecidos por sua infraestrutura, isso não significa que não tenham tipos arquitetônicos que atendam às suas necessidades. Embora se acredite que eles eram totalmente nômades, Heródoto menciona dois outros tipos de citas: o "real" e o "agrícola". Mais do que cultivadores de subsistência, alguns agricultores, de fato, vendiam ou exportavam seus produtos. Não apenas eles teriam construído casas permanentes, mas, uma vez que seus esforços eram provavelmente cooperativos, eles também teriam desenvolvido assentamentos. Ao norte do Mar Negro, na atual vizinhança do rio Dnieper, Heródoto menciona agricultores que habitavam uma terra com "três dias de jornada" de largura e "onze dias de viagem" de longa duração (Histories, 4.17-20). O tamanho deste distrito reflete uma demanda significativa por produtos de grãos. Do ponto de vista arquitetônico, esses empreendimentos também exigiriam um sistema de depósitos para armazenamento e estradas para os pontos de transferência.

OS VAGÕES DE CASA SCYTHIAN FORAM PUXADOS POR EQUIPES DE OXEN E PODERIAM TER DOIS OU TRÊS QUARTOS.

Quanto aos citas reais, embora tenhamos a arquitetura de seus túmulos chamados kurgans de terraplenagens e catacumbas cuidadosamente acolchoadas, parece que eles também residiam com certo grau de permanência em assentamentos fortificados. O tamanho da terraplenagem da fortificação de Bel'sk no vale do rio Dnieper, na Ucrânia, não reflete apenas a superação de uma superestrutura significativa (20 milhas ou 33 km de circunferência), mas as indicações são de que era um centro de artesanato, riqueza e difusão troca. Mesmo assim, como atestam fontes antigas, os citas eram em sua maioria nômades. Mais de uma fonte menciona suas casas sobre rodas. Essas carroças cobertas eram puxadas por bois e podiam ter dois ou três quartos. Dependendo da posição do morador, pisos e paredes podem ser opulentemente adornados. Além disso, quando reunidas, as carroças teriam a aparência de uma cidade.

Remover publicidades
Advertisement

Cultura Cita: arte, música e vestimenta

Muito do que se aprendeu sobre a cultura cita vem de descobertas recentes de kurgan ao norte do Mar Negro. Enquanto as fontes escritas antigas se concentram em seu caráter guerreiro nômade, os bens funerários citas acrescentam outra camada de compreensão à sua notável sofisticação cultural e vibração social. Além do nível de habilidade intrincada em ouro cintilante, muitas peças contam uma história de vida e, portanto, um pente não é apenas um pente, mas é feito para mostrar guerreiros em combates ferozes. Um peitoral ou gorjal, do Tolstaya mogila kurgan, que mostra no registro superior, com primorosos detalhes segmentados, cenas do cotidiano: a ordenha de uma ovelha, dois homens costurando uma camisa, bezerro e potros mamando. Em contraste, o registro inferior exibe cenas dramáticas de presas / predadores de gatos derrubando um veado e grifos mordendo e arranhando cavalos. Em seguida, em lugares escolhidos em direção ao pescoço estão cabras, coelhos, cachorros, gafanhotos e pássaros em miniatura.

Scythian Golden Pectoral from Tovsta Mohyla
Peitoral Dourado Cita de Tovsta Mohyla
Terminator (Public Domain)

Assim, os artefatos do Mar Negro oferecem instantâneos únicos, às vezes dramáticos, da moda, interesses, crenças, hábitos e visuais da vida diária citas como poucos bens fúnebres fazem. Muitos, como o gorget, têm temas de presa / predador, enquanto gatos reclinados ou veados reclinados também eram comuns. A tendência cita oscilava entre a captura incrivelmente realista do assunto no meio da ação e a representação abstrata da realidade. Assim, um veado ou gato pode ser retratado com precisão ou estilizado de forma única.

Igual ao seu gosto imaginativo em ouro, "os túmulos congelados do Altai fornecem uma visão incomparável da exuberância absoluta das roupas nômades: o amor por cores brilhantes e contrastantes e decorações intrincadas formadas por costura, bordado e fixação de corte de couro. outs "(Cunliffe, 207). Os itens de vestuário incluem sapatos, leggings, mangas ornamentados com detalhes e uma capa feminina com borda de pele. Da mesma forma, a sofisticação de suas roupas era igualada por uma afinidade com tatuagens. Os conhecedores de tatuagem de hoje apreciariam a arte lado a lado exibida nos braços de um indivíduo na Pazyrk. Tatuadas de forma indelével estão imagens abstratas de gatos, veados, carneiros, antílopes e cabras encaracolados.

Mummy of the Ukok Princess
Múmia da Princesa Ukok
Kobsev (Public Domain)

Além disso, embora as descobertas do Mar Negro também revelem a escolha prática de calças e túnicas para os cavaleiros em um clima frio, elas também mostram o amor da Cítia pela música e pela dança. Alguns itens mostram dançarinos eróticos (novamente capturados habilmente no meio da ação) balançando ao som da música. No Sachnovka kurgan, uma faixa dourada mostrando um homem tocando a lira foi encontrada. Canos de panela feitos de ossos de pássaros foram encontrados em kurgan 5 em Skatovka. Em várias tumbas em Pazyryk, tambores de chifre de boi foram desenterrados e uma descoberta incrível de um instrumento semelhante a uma harpa que tinha pelo menos quatro cordas vem do kurgan 2. Barry Cunliffe o descreve como "feito de um único ressonador de madeira oco, a parte central do corpo era coberta por uma caixa de ressonância de madeira, enquanto as membranas de ressonância eram esticadas sobre a parte aberta do corpo "(226-27). Os tons emitidos por este instrumento por um músico habilidoso devem ter sido notáveis.

Origens religiosas

Uma das coisas que o kurgan cita revela é a crença na vida após a morte. Além de objetos de arte, os itens colocados nos montes para a elite falecida incluíam armas, armaduras, partes de carroças, tapetes, tecidos de diferentes tipos, utensílios domésticos, alimentos e vinho lacrado em ânforas. Tal cuidado e provisão para seus mortos refletem como diz Renate Rolle, "uma expectativa do além" (The Scythians, 118).

ADORAÇÃO E SIMBOLISMO DOS ELEMENTOS TERIA SIDO PARTE INTEGRAL DO SISTEMA DE CRENÇA CÍTIO.

Como todas as culturas antigas, a adoração e o simbolismo dos elementos teriam sido parte integrante do sistema de crenças cita. Com a extensão plana da estepe sobre a qual pisaram, uma característica proeminente na vida diária teria sido o céu encontrando-se com a terra no horizonte. Outro aspecto manifesto do qual a estepe oferece pouco escape seria o sol. Então havia o do fogo. Fornecendo segurança contra feras à noite e utilidade prática cotidiana na culinária e metalurgia, o fogo nos tempos antigos era essencial e tinha considerável influência simbólica. Não é surpreendente, então, que a terra, o céu, o sol e o fogo passaram a ter um valor teológico particular para os citas. E não é de se surpreender que, em sua réplica a Dario, Idanthyrsus alegaria que Héstia (deusa do fogo) e Zeus (deus do céu) eram os únicos deuses aos quais ele se curvaria (Heródoto, Histórias, 4.127.4.).

Heródoto relata oito divindades que os citas adoravam. Além de Héstia e Zeus, conhecidos pelos citas como Tabitha e Papaeus, havia Api (mãe terra), Goetosyrus (Apolo) e Argimpasa (Afrodite). Embora Heródoto omita seus nomes citas, ele também menciona Hércules, Ares e Poseidon. Esses deuses representavam elementos com os quais os citas estavam familiarizados: Ares era associado à guerra e Apolo ao sol. O visual da terra encontra o céu se expressou na crença de que quando o deus do céu, Papaeus, se uniu à Mãe Terra, todos os outros deuses nasceram. Embora pouco se saiba sobre ela, acredita-se que o equivalente cita a Afrodite era Argimpasa, cognata de Arti, a deusa iraniana da abundância material. Finalmente, a respeito de um elemento essencial do sucesso militar, o cavalo, Heródoto menciona Thagimasadas como equivalente a Poseidon, embora não como deus do mar, mas como patrono do cavalo.

Embora Heródoto entendesse a crença cita de sua perspectiva do panteão grego, ele diz que os citas não tinham imagens, altares ou templos. E, de fato, os achados do kurgan revelam poucos deuses, e então, apenas Argimpasa, sua deusa-mãe. Como Cunliffe menciona, "As divindades das camadas superiores do panteão não parecem ter sido antropomorfizadas, ou pelo menos nenhuma representação certa delas é conhecida" (276).

Mulheres guerreiras da Scythia: a conexão amazônica

Finalmente, um aspecto surpreendente no estudo da Cítia é o papel eminente que as mulheres desempenharam na vida militar e política de seu povo. Sem precedentes até os tempos modernos, parece que alguns ganharam - como um grupo - status social igual ao de seus homens. Enquanto a narrativa das Amazonas encontra seu caminho na tradição moderna (Mulher Maravilha), a realidade de sua história tem sido debatida por muito tempo. O relato de Heródoto conta a história de uma raça estrangeira de mulheres guerreiras chegando às costas da Cítia. Como um grupo, eles mantiveram sua independência, mas eventualmente se misturaram a um bando de jovens citas enviados a eles por anciãos citas. Embora falassem línguas diferentes, os dois grupos viajaram para o leste para formar sua própria tribo. Heródoto afirma que os sármatas foram o resultado dessa união e falavam uma língua cita híbrida. Além disso, essas mulheres guerreiras mantinham sua independência seguindo seus costumes antigos, muitas vezes caçando por conta própria e guerreando ao lado de seus homens. Eles também proibiram suas filhas de se casarem até que matassem um homem em combate. (Histórias, 4.110-117)

Amazonomachy Detail
Detalhe da Batalha com as Amazonas
Daderot (Public Domain)

Appian valida o status soberano / guerreiro das mulheres citas. Ao descrever o triunfo de Pompeu por derrotar Mitrídates VI, ele inclui entre a procissão de reis e generais capturados, "governantes femininos da Cítia" (Mithridatic Wars, 17.116-17). O fato de Appian mencionar governantes do sexo feminino, plurais e contemporâneos, indica um status de governo amplo, compartilhado, comum e cooperativo. Além disso, a referência de Heródoto a Tomyris, a rainha guerreira cita, derrotando Ciro, o Grande (c. 600-530 a.C.) em batalha séculos antes, mais uma vez sugere uma tradição de soberania feminina (Histories, 1.205-14).

O registro arqueológico também indica amplo guerreiro, senão status soberano, para as mulheres citas. Em 1993, no extremo leste da confederação cita em Ak-Alakha, no planalto de Ukok, nas montanhas Altai, os escavadores encontraram o cemitério de uma rica mulher cita. O fato de ela ser a figura central do local, enterrada com objetos de status, rodeada por seis cavalos selados, torna provável que ela fosse pelo menos uma das principais elites de seu povo. Finalmente, de acordo com Cunliffe, no território sármata, "um quinto dos túmulos de guerreiros escavados datando do quinto ao quarto século são femininos, enquanto no território cita mais de quarenta sepultamentos femininos de guerreiros são conhecidos" (219).

Remover publicidades
Publicidade

Perguntas e respostas

Quem eram os Scythians?

Os Scythians eram um povo nómada/de passagem pela estepe da Ásia Central como uma confederação de tribos, vivendo em carruagens domésticas. Falavam uma língua indo-europeia e partilhavam uma cultura material que incluía um vestido elaborado, arte corporal de animais tatuados, amor pela música e pela dança, e uma religião venerando os elementos de forma antropomorfizada.

Por que são os Scythians famosos?

Os Scythians nos tempos antigos eram conhecidos pelas suas proezas militares como guerreiros nómadas a cavalo. Após o desenterramento dos seus montes funerários nos tempos modernos, os Scythians são também famosos pelas suas obras requintadas em ouro, o tema que é capturado de forma natural ou abstracta.

Quem são os descendentes dos Scythians?

Não existe consenso académico em relação aos descendentes dos Cíticos, uma vez que desapareceram do registo histórico.

Bibliografia

A World History Encyclopedia é um associado da Amazon e recebe uma comissão sobre as compras de livros elegíveis.

Sobre o tradutor

Rafael de Quadros
Rafael is a Historian, Writer, Speaker, Columnist, Editor and Reviewer of Revista História Medieval, he also manages two portals of History in Brazil.

Sobre o autor

Patrick Scott Smith, M. A.
Patrick Smith, M.A., apresentou pesquisas para as Escolas Americanas de Pesquisa Oriental e a Academia de Ciências do Missouri. Como redator da Associação para o Estudo Científico da Religião, ele ganhou o Prêmio Frank Forwood de 2015 por Excelência em Pesquisa.

Citar este trabalho

Estilo APA

A., P. S. S. M. (2021, Março 18). Citas [Scythians]. (R. d. Quadros, Tradutor). World History Encyclopedia. Obtido de https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-645/citas/

Estilo Chicago

A., Patrick Scott Smith, M.. "Citas." Traduzido por Rafael de Quadros. World History Encyclopedia. Última modificação Março 18, 2021. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-645/citas/.

Estilo MLA

A., Patrick Scott Smith, M.. "Citas." Traduzido por Rafael de Quadros. World History Encyclopedia. World History Encyclopedia, 18 Mar 2021. Web. 28 Abr 2024.